@Book{MiloneWuRoJaCeVi:2003:InAsAs,
author = "Milone, Andr{\'e} de Castro and Wuensche, Carlos Alexandre and
Rodrigues, Cl{\'a}udia Vilega and Jablonski, Francisco Jos{\'e}
and Cecatto, Jos{\'e} Roberto and Villela Neto, Thyrso",
title = "Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} astronomia e astrof{\'{\i}}sica",
publisher = "INPE",
year = "2003",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Curso de introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} astronomia e
astrof{\'{\i}}sica realizado em 21-26 de julho de 2003.}",
keywords = "curso, astronomia, fundamental",
abstract = "Apresenta{\c{c}}{\~a}o: A fascina{\c{c}}{\~a}o pelos
mist{\'e}rios do Universo faz parte da natureza humana desde o
come{\c{c}}o da civiliza{\c{c}}{\~a}o. Ao mesmo tempo em que
admiramos a sua extens{\~a}o e beleza, sentimos o desafio de
conhec{\^e}-lo e o desejo de descobrir a sua conex{\~a}o
conosco. Ao investigarmos o Cosmo estamos tamb{\'e}m indagando
sobre a nossa pr{\'o}pria origem. {\'E} bem poss{\'{\i}}vel
que o homem tenha perscrutado o c{\'e}u antes da terra, mares e
rios, que estavam bem mais pr{\'o}ximos. O ciclo das
esta{\c{c}}{\~o}es, a luz e o calor do Sol durante o dia, o luar
e as estrelas {\`a} noite, a necessidade de se orientar em seus
percursos de um lugar a outro e de estabelecer uma cronologia para
os acontecimentos foram motivos suficientes para o homem tentar
equacionar o Universo. A princ{\'{\i}}pio o Universo conhecido
se restringia ao Sol, {\`a} Lua e alguns planetas. Com o
aperfei{\c{c}}oamento dos instrumentos astron{\^o}micos, e a
pr{\'o}pria evolu{\c{c}}{\~a}o das id{\'e}ias, o conhecimento
humano foi se expandindo e o Cosmo se revelando, de forma
surpreendente e impressionante. O sistema solar {\'e} hoje
esmiu{\c{c}}ado pelas sondas espaciais. Os modernos
telesc{\'o}pios parecem nos conferir vis{\~a}o de super-homens.
Do Sol, partimos para as demais estrelas que, aos bilh{\~o}es,
permeiam a nossa gal{\'a}xia, a Via L{\'a}ctea. Mesmo sem
conseguir penetr{\'a}-las, a astronomia vem decifrando o seu
interior, a sua forma{\c{c}}{\~a}o e evolu{\c{c}}{\~a}o,
t{\~a}o ligadas {\`a} nossa pr{\'o}pria exist{\^e}ncia, pois
somos fruto das estrelas. As gigantescas nuvens interestelares
descortinam-se com suas formas curiosas e gases fluorescentes, e
revelam-se como ber{\c{c}}{\'a}rios de estrelas. Indo mais
adiante, notamos que o Universo se organiza em grupos de estrelas,
gal{\'a}xias, e em superaglomerados, intercalados por imensos
vazios. At{\'e} onde os instrumentos podem satisfazer a nossa
curiosidade, avan{\c{c}}amos no espa{\c{c}}o e retrocedemos no
tempo, em dire{\c{c}}{\~a}o aos limites do Universo, que nos
mostram a sua inf{\^a}ncia e adolesc{\^e}ncia. O conhecimento
adquirido alimenta as respostas a algumas das
indaga{\c{c}}{\~o}es b{\'a}sicas do esp{\'{\i}}rito humano:
Como surgiu e se desenvolve este imenso teatro, no qual a
mat{\'e}ria e a energia produzem espet{\'a}culos
fant{\'a}sticos, em cont{\'{\i}}nua transforma{\c{c}}{\~a}o?
Estamos em S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, uma cidade do planeta
Terra, onde os astr{\^o}nomos do INPE, iguais a muitos em outros
lugares, est{\~a}o investigando os segredos do Universo. Fazem
isso pela satisfa{\c{c}}{\~a}o que o conhecimento produz. Mais
profundamente, o fazem para ampliar os horizontes do nosso
pr{\'o}prio mundo. Este caderno re{\'u}ne os t{\'o}picos
abordados no Curso de Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} Astronomia e
Astrof{\'{\i}}sica do INPE, iniciado em 1998 e programado para
ocorrer anualmente ao final do primeiro semestre. {\'E} destinado
principalmente {\`a} atualiza{\c{c}}{\~a}o de professores do
ensino fundamental e m{\'e}dio, e a estudantes
universit{\'a}rios vinculados a {\'a}reas relacionadas {\`a}
astronomia. O curso pretende tra{\c{c}}ar as linhas b{\'a}sicas
do que a astronomia j{\'a} conseguiu decifrar, delineando
tamb{\'e}m um quadro da evolu{\c{c}}{\~a}o das id{\'e}ias e
das t{\'e}cnicas utilizadas na pesquisa cient{\'{\i}}fica.
Paralelamente, s{\~a}o mostrados os trabalhos que a Divis{\~a}o
de Astrof{\'{\i}}sica do INPE vem desenvolvendo. H{\'a} ainda o
prop{\'o}sito de apresentar uma vis{\~a}o desmitificada da
ci{\^e}ncia e do cientista, expondo as suas tentativas e
incertezas no caminho do conhecimento. Finalizando, a {\'u}ltima
parte do curso enfoca a import{\^a}ncia da ci{\^e}ncia
b{\'a}sica, como principal geradora de novas id{\'e}ias e
tecnologias. Alguns subprodutos esperados s{\~a}o despertar uma
poss{\'{\i}}vel voca{\c{c}}{\~a}o cient{\'{\i}}fica nos
estudantes e motivar os educadores a introduzir novas formas de
comunicar a ci{\^e}ncia a seus alunos. Para que os objetivos
propostos sejam cumpridos satisfatoriamente, este trabalho deve
ser constantemente revisado e, nesse sentido, todas as
cr{\'{\i}}ticas e sugest{\~o}es ser{\~a}o bem-vindas.",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais} and {Divis{\~a}o de
astrof{\'{\i}}sica}",
copyholder = "SID/SCD",
language = "pt",
pages = "298",
ibi = "sid.inpe.br/jeferson/2003/08.14.15.10",
url = "http://urlib.net/ibi/sid.inpe.br/jeferson/2003/08.14.15.10",
targetfile = "paginadeacesso.html",
urlaccessdate = "08 maio 2024"
}